artrose no joelho

Saiba mais sobre a artrose no joelho

Também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, a artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Ela é provoca o desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, acompanhada de acometimento da membrana sinovial (recobre as articulações), ligamentos e o líquido sinovial (lubrica as articulações).

A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso, assim como a coluna vertebral e os quadris. A artrose pode comprometer várias articulações ao mesmo tempo. Os pacientes com artrose se queixam de dor, inchaço, falta de firmeza, estalos e crepitações, rigidez, limitação dos movimentos e deformidades, sinais e sintomas estes que se agravam progressivamente com o curso da doença.

Quais as causas da artrose no joelho?

Apesar da artrose ser de natureza multifatorial, isto é, diversos fatores agindo para desencadear a doença, algumas causas são bem estabelecidas e que aumentam a chance de levar a artrose:

  • Desgaste natural da articulação que ocorre devido à idade, especialmente após os 40 anos;
  • Fatores individuais, como peso e história familiar;
  • Sequela de lesões traumáticas, por exemplo fraturas e luxações;
  • Doenças inflamatórias, reumatológicas e sistêmicas

Como é feito o diagnóstico da artrose no joelho?

Uma boa avaliação médica, acompanhada de exame de radiografia é a maneira de se fazer o diagnóstico na grande maioria dos casos.

Para melhorar o quadro, é importante praticar atividades físicas sob orientação profissional, pois é de conhecimento que o bom estado da musculatura ajuda na absorção da energia gerada pelo impacto, com isso protegendo o joelho, manter uma alimentação balanceada a fim de evitar aumento de peso e sobrecarga articular podem ajudar a reduzir as chances do indivíduo ter artrose. Interromper o uso do cigarro é outro fator importante, pois o tabaco diminui a qualidade do colágeno das articulações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe